Vírus

Gripe A (H1N1)

Xiang e colaboradores observaram que, embora fosse conhecida a ação inibitória de nanopartículas de prata contra o vírus da imunodeficiência humana (HIV) e o vírus da hepatite B, seus efeitos contra o vírus da gripe A (H1N1) ainda não haviam sido estudados. Assim, os pesquisadores realizaram um estudo da interação de nanopartículas de prata, com tamanho médio de 10 nm, com o vírus H1N1, a fim de avaliar sua ação inibitória ao vírus. Concluíram que a prata nanoparticulada apresenta ação contra o vírus H1N1 e pode representar uma nova estratégia para a prevenção do vírus da influenza em seus estágios iniciais de disseminação.

Xiang DX, Chen Q, Pang L, Zheng CL. Inhibitory effects of silver nanoparticles on H1N1 influenza A virus in vitro. J Virol Methods. 2011 Dec;178(1-2):137-42.

 

HIV

Elechiguerra e colaboradores demonstraram que nanopartículas de prata na faixa de 1–10 nm, ao interagirem com o HIV-1, inibem a ligação do vírus às células hospedeiras.

Elechiguerra, J.L.; Burt, J.L.; Morones, J.R.; Camacho-Bragado, A.; Gao, X.; Lara, H.H.; Yacaman, M.J. Interaction of silver nanoparticles with HIV-1. J. Nanobiotechnol 2005, 3, 6.
 

Varíola dos macacos (monkeypox)

Em estudo publicado na edição de Abril de 2008 do periódico Nanoscale Research Letters, foi avaliada a eficácia de nanopartículas de prata (medindo 10–80 nm, com ou sem revestimento de polissacarídeo) em inibir a infectividade do vírus da varíola dos macacos (monkeypox). Nos ensaios foi utilizada a cepa Zaire do vírus (MPOXZ), obtida em 1979 de um paciente fatal no Zaire. Os resultados do estudo demonstram que nanopartículas de prata com diâmetro de aproximadamente 10 nm inibem a infecção por varíola in vitro, sustentando seu possível uso em terapêutica antiviral.

Rogers JV. Parkinson CV. Choi YW, Speshock JL, llussain SM (2008) A preliminary assessment of silver nanoparticle inhibition of monkeypox virus plaque formation. Nanoscale Res Lett 3:129-133