Rinite e Sinusite

Em 14 entre 18 casos de rinossinusite crônica, o paciente apresenta biofilme bacteriano na mucosa nasossinusal, geralmente resistente a antibióticos. Conheça abaixo um estudo australiano, realizado em ovelhas, que demonstrou a eficácia e a segurança do uso da prata coloidal contra rinossinusite.

 

De acordo com Sanderson et al., de cada 18 pacientes com rinossinusite crônica, 14 apresentam biofilme bacteriano na mucosa nasossinusal, cuja resistência aos antibióticos pode explicar a ineficácia terapêutica da doença.

Diante dessas dificuldades terapêuticas, pesquisadores do Departamento de Cirurgia e Otorrinolaringologia da Universidade de Adelaide, na Austrália, realizaram um estudo com o objetivo de avaliar a segurança e eficácia de soluções tópicas de prata coloidal no tratamento de biofilmes de Staphylococcus aureus em modelo ovino.

No estudo de segurança, os seios frontais de 8 ovelhas foram lavados com solução salina normal (controle) e solução de prata coloidal durante 14 dias. No estudo de eficácia, após infecção do seio frontal com Staphylococcus aureus, os ovinos foram tratados durante 5 dias com solução salina (controle) e solução tópica de prata em concentrações de entre 5 ppm e 30 ppm. Tanto no estudo de segurança quanto no de eficácia, foram analisados os níveis sanguíneos de prata, hemogramas e parâmetros bioquímicos. Amostras de tecido sinusal foram colhidas para análise histológica e análise ultraestrutural ciliar, no estudo de segurança, e para quantificação da biomassa de biofilme, no estudo de eficácia.

Os ovinos tratados com prata apresentaram redução significativa da biomassa de biofilme nos 4 grupos tratados com prata. Embora os níveis médios de prata no sangue fossem mais elevados nos grupos tratados em relação ao controle, os hemogramas e parâmetros bioquímicos apresentavam-se normais. Na análises histológica e ultraestrutural ciliar não houve diferenças entre o grupo de controle e de tratamento.

O estudo concluiu que o uso tópico de solução de prata coloidal demonstra atividade antibiótica eficaz contra rinossinusite crônica por Staphylococcus aureus em modelo ovino, além de mostrar-se seguro.

 

Sanderson AR, Leid JG, Hunsaker D. Bacterial biofilms on the sinus mucosa of human subjects with chronic rhinosinusitis. Laryngoscope 2006;116(7):1121-6.

S Rajiv et al. Int Forum Allergy Rhinol 5 (4), 283-288. 2015.