Psoríase

Pesquisadores da Universidade do Centro-Sul da China compararam a eficácia e segurança do óleo ozonizado com a da pomada de pivalato de flumetasona. Quarenta pacientes com psoríase foram divididos em dois grupos, sendo um grupo tratado duas vezes ao dia com óleo ozonizado, e o outro tratado, também duas vezes ao dia, com flumetasona. O tratamento dos dois grupos teve duração total de 4 semanas.

 

Após a primeira semana de tratamento, o índice de eficácia do tratamento com óleo ozonizado (60,58%) era ligeiramente inferior à do tratamento com flumetasona (72.28%). Já na quarta semana, o índice de eficácia passou a ser equivalente, sendo respectivamente 70,88% e 71,23%.

Os pesquisadores concluíram que o tratamento da psoríase com óleo ozonizado, além de seguro, tem eficácia equivalente à de glicocorticoides, como flumetasona.

 

Antes e depois do tratamento de psoríase com óleo ozonizado

Figura 1 - Lesões na testa antes e 4 semanas após o tratamento com óleo ozonizado.

 


Em outro estudo, publicado pela Universidade Tecnológica de Lodz, na Polônia, que avaliou a eficácia do óleo ozonizado de girassol contra bactérias e fungos, também foi estudada a ação do produto no tratamento da psoríase.

 

O óleo foi utilizado por um mês por um paciente com psoríase nas unhas. Abaixo, a imagem C mostra a condição antes do tratamento, e a imagem C a condição após um mês de tratamento. A melhora é visível.

Antes e depois do tratamento de psoríase com óleo ozonizado

Figura 2 - Condição antes (C) e depois (D) de quatro semanas de tratamento com óleo ozonizado de girassol.

 

Tan L, Huang J, Lu J, Lu J. [Clinical efficacy of ozonated oil in the treatment of psoriasis vulgaris]. Zhong Nan Da Xue Xue Bao. Yi Xue Ban = Journal of Central South University. Medical Sciences. 43: 173-178.

Skalska K, Ledakowicz S, Perkowski J, Sencio B. Germicidal properties of ozonated sunflower oil. Ozone-Sci Eng. 2009;31:232–237.