Anticoagulante e antiaderente plaquetário

Coagulação é o processo que transforma o sangue líquido num coágulo sólido, o que permite a interrupção do sangramento quando o corpo humano sofre uma lesão. Contudo, nem sempre a coagulação do sangue é desencadeada por uma lesão aberta, podendo ser provocada também por distúrbios, levando à obstrução dos vasos sanguíneos. Essa agregação plaquetária é uma condição grave e pode ser fatal.

No tratamento desses distúrbios com anticoagulantes é preciso cuidado, pois uma dosagem excessiva pode levar a sangramento interno, enquanto uma dosagem insuficiente pode levar à obstrução arterial, provocando infartos (1).

Nesse contexto, Pesquisadores do Instituto de Ciências Médicas e do Instituto de Tecnologia em Varanasi, e do International Advanced Centre for Powder Metallurgy and New Materials, em Balapur, todos na Índia, testaram a eficácia e segurança de nanopartículas de prata como agentes anticoagulantes (2).

Em ensaios com camundongos, foi demonstrado que nanopartículas de prata são eficazes em controlar a aglomeração de plaquetas, independentemente da doença causadora da disfunção. Em plaquetas hiperativas obtidas de pacientes portadores de distúrbios, houve inibição expressiva do acúmulo ou coagulação, além de redução significativa da aderência de plaquetas às paredes dos vasos sanguíneos.

Como benefício adicional, os pesquisadores relataram que a prata nanoparticulada retardou a perda de fósforo e de cálcio dos ossos.

 

Referências

1. Etris S. Nanosilver Overcomes Blood Platelet Disorders. The Silver Institute. 2010

2. Shrivastava S, Bera T, Singh SK, Singh G, Ramachandrarao P, Dash D. Characterization of antiplatelet properties of silver nanoparticles. ACS Nano 2009; 3(6): 1357-1364.